Primeira montadora no mundo a produzir um carro híbrido, a Toyota também quer ser a marca responsável por difundir a cultura dos veículos ‘verdes’ na América Latina. E o avanço dessa tecnologia em mercados que, somados, representam menos de 1% dos híbridos vendidos no planeta passa necessariamente pelo Prius, modelo pioneiro no segmento.
A marca japonesa lança no Brasil a quarta geração do hatchback, que misturou no visual o estilo fastback com o de sedã e estará nas lojas a partir desta quarta-feira (8) ao preço de R$ 119.990. “Por tudo o que ele traz, o valor deveria custar no mínimo R$ 135 mil”, disse Miguel Fonseca, vice-presidente da Toyota do Brasil, durante a apresentação do carro à imprensa.
O valor é praticamente o mesmo cobrado por aqui pelo antigo. Manter a tabela próxima a anterior é o primeiro passo da montadora para tentar mostrar às pessoas que não se trata somente de mais um automóvel importado. Mas, de uma tendência automotiva que hoje representa 20% dos veículos emplacados no Japão e que está cada vez mais acessível.
“Não se trata de lançar o Prius, mas introduzir a tecnologia híbrida na sociedade brasileira. O preço em conjunto com a modernidade e a tecnologia do carro abrem as portas para este conceito no país”.
Menos força, mais economia
Visualmente, a novidade buscou inspiração no Mirai, o carro a hidrogênio da Toyota, especialmente no conjunto óptico e e nos traços triangulares espalhados por toda a carroceria.
A traseira é o ponto de ousadia do carro, como ocorre no antecessor. As lanternas estilo bumerangue têm a companhia de uma espécie de aerofólio que se integra com os vincos laterais.
O sedã tem como premissa oferecer uma condução ecologicamente correta. Para tanto, o motor 1.8 VVT-i de ciclo Atkinson a gasolina foi recalibrado para entregar um pouco menos de força (98 cv a 5.600 rpm e 14,2 kgfm a 3.600 rpm) e mais eficiência energética.
Ele conta com a ajuda do propulsor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. Combinado, o conjunto motriz rende 123 cv e chega a consumir até 20% menos combustível que a geração anterior.
Atualmente, o Prius é o modelo mais bem avaliado pelo Programa de Etiquetagem do Inmetro, com médias de 18,9/17 km/l (cidade/estrada) - o anterior fazia 15,2/ 14,3 km/l. O melhor desempenho na cidade se explica pelo fato de o carro rodar mais tempo em baixa velocidade, utilizando o motor elétrico em boa parte do trajeto.
O trem de força é administrado pela transmissão automática do tipo CVT (continuamente variável). Foram mantidos a manopla do câmbio em formato de controle de videogame e os freios regenerativos, que recarregam a bateria de níquel durante as frenagens. Segundo a Toyota, o novo Prius faz de 0 a 100 km/h em 11 segundos.
O interior foi redesenhado e o quadro de instrumentos todo digital se mantém ao centro do painel. Ele tem a companhia de uma tela com multifunções de 4,2” e suas diversas funções de apoio à condução, como o modo Eco Wallet, que exibe o tempo de uso em modo 100% elétrico e quanto foi poupado de combustível com ajuda da bateria.
Entre as novidades no pacote de equipamentos estão o carregador sem fio para smartphones, o sistema multimídia com tela LCD de 7 polegadas com bluetooth, navegação, TV digital, DVD player, câmera de ré, além dos sistema de som da JBL.
Para o conforto do ocupantes o ar-condicionados agora é de duas zonas com a tecnologia S-Flow, que controla o fluxo de ar diretamente para os bancos dos passageiros, e os bancos dianteiros trazem o sistema elétrico de aquecimento.
Todo o conjunto óptico vem com iluminação em led, inclusive os faróis de neblina (dianteiro e traseiro).
Matéria retirada do site:
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