Publicado em 1 de Junho de 2016 às 15h
Conseguir uma aprovação em concurso público é o que o desejo de milhares de pessoas, mas para alcançar o sonho, é preciso se dedicar e estudar muito. Júlio Pimentel, professor de informática de um curso preparatório para concursos, lista dez dicas para auxiliar você nos estudos. Confira:
1 - Ler o edital
Ler todo o edital e prestar atenção nas informações contidas nele é essencial. O edital contém todos os detalhes do concurso, desde a caneta que você precisa usar, o que vai cair na prova, horário, vagas, entre outras informações.
2 - Preparação
O ideal seria que o aluno buscasse um curso preparatório para ajudar no momento dos estudos. Com isso, o aluno saberia melhor o que estudar e como estudar, evitando perder tempo com um conteúdo que não vai cair na prova, já que os editais são abrangentes em relação às matérias.
Para quem é autodidata, a melhor dica é fazer muita prova, conhecer a banca - empresa que está realizando o concurso - e fazer provas dessa empresa. Cada banca tem estilos diferentes de prova.
3 - Aplicativos auxiliam no estudo
Em vez de usar seu tempo livre para conversar com os amigos pelo celular, o aluno pode utilizar aplicativos para resolver questões de concurso. De forma gratuita, existem maneiras de resolver questões aplicadas em provas.
4 - Criar grupos de estudo
Combinar com outras pessoas e criar um pequeno grupo de estudos faz com que você tenha o compromisso de estudar. Além disso, em grupo é possível que um auxilie o outro e troque experiências e conhecimento.
5 - Distribuir o tempo no estudo das matérias
Uma questão fará a diferença para que o candidato seja ou não aprovado, por isso, divida o estudo pelos pesos de cada matéria no concurso. Temos a tendência a estudar mais o que se gosta, então é interessante que o aluno monte uma rotina diária de estudos e veja também o que não gosta, de acordo com o peso na prova.
6 - Informe os amigos e familiares sobre os estudos
A ajuda da família e amigos é essencial. Converse com eles para que não o chamem para eventos e confraternizações no período de preparação. Normalmente da saída do edital até o momento da prova são três meses, e é preciso colaboração e apoio nesse período.
7 - Matéria dada, matéria estudada
Essa frase já é velha conhecida, mas é preciso ressaltar. Se você estuda o que aprendeu no dia, a absorção do conteúdo é muito maior do que se deixar para depois, quando a explicação pode se tornar esquecida.
8 - Dominar as matérias básicas de concurso
Há disciplinas que são básicas em todo concurso. São elas: português, informática, matemática e raciocínio lógico, além de direito constitucional e administrativo. Tendo o domínio dessas matérias, o candidato pode focar mais no que terá maior peso no momento do concurso.
9 - Não estudar na véspera da prova
Não tem como rever o estudo de três meses na data da prova. Aliás, cuidado! Isso pode ser prejudicial. Então, na véspera, é preciso manter a calma e relaxar.
10 - Pós-prova
É preciso ficar atento às questões da prova. Após sair o gabarito oficial, há dois dias para entrar com o pedido de anulação de perguntas erradas ou com mais de uma resposta correta. Muitas empresas e escolas já informam sobre as questões que são possíveis entrar com recurso, por isso é preciso ficar atento para saber justificar o pedido.
POR FAVOR, CLIQUE NO LINK ABAIXO E VÁ PARA A PÁGINA FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário