Publicado em 28 de Maio de 2016 às 02h
Equipe de saúde faz trabalho de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue e o vírus zika, no sambódromo da Sapucaí, no Rio de Janeiro, em janeiro de 2016. Temor de especialistas é que legado da Olimpíada do Rio 2016 seja o vírus zika se espalhar nas populações mais vulneráveis do planeta
Em uma carta aberta, mais de 150 médicos, cientistas e pesquisadores internacionais alertaram nesta sexta-feira que os Jogos Olímpicos do Rio'2016, previstos para agosto, deveriam ser transferidos ou adiados devido ao vírus do zika. Prosseguir com os Jogos no Rio, a segunda cidade mais afetada pela epidemia de zika no Brasil, seria "irresponsável" e "antiético", argumentam os especialistas na carta.
"Nossa maior preocupação é a saúde global. A cepa brasileira do zika vírus afeta a saúde de formas que a ciência nunca tinha visto antes", diz a carta, assinada por especialistas de Brasil, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá, Noruega, Filipinas, Japão, África do Sul, Turquia, Líbano, entre outros.
"Um risco desnecessário se apresenta quando 500.000 turistas estrangeiros de todos os países que comparecerão aos Jogos se expõem potencialmente a esta cepa e retornam às suas casas, onde pode se tornar endêmica", afirmou.
"Se isso acontecer em locais mais pobres, como aqueles ainda não afetados (por exemplo, a maior parte do Sul da Ásia e da África), o sofrimento pode ser grande", alertaram na carta.
O zika pode causar malformações, como a microcefalia, que leva a bebês nascerem com a cabeça e o cérebro incomumente pequenos.
POR FAVOR, CLIQUE NO LINK ABAIXO E VÁ PARA A PÁGINA FONTE:
Link encurtado: http://adf.ly/1amBzo/renilton-pfeifer
Nenhum comentário:
Postar um comentário