Pesquisar este blog

ANÚNCIO PUBLIPT

ANÚNCIO PUBLIPT

ANÚNCIO DATAHOSTING

ANÚNCIO DATAHOSTING

PAYEER - Pagamento Eletrônico - Internet

sábado, 4 de junho de 2016

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado neste domingo



jun 03, 2016






O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente no dia 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. No Brasil, a data se estendeu, desde 1981, a uma Semana Nacional do Meio Ambiente, mais voltada à preservação do patrimônio natural do País.

A proposta é de despertar a atenção pública e ações políticas de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. A data mundial tem crescido e se tornado uma importante plataforma pública, celebrada amplamente por partes interessadas em mais de 100 países.

Para o biólogo e presidente do Instituto Ecológico e de Proteção aos Animais (IEPA), Marcelo Godoy, a data é importante e deve ser um momento de reflexão.

“O Dia Mundial do Meio Ambiente tem como objetivo chamar a atenção de toda população do planeta para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados por muitos como inesgotáveis. Hoje, infelizmente, sabemos que isso não é verdade e que logo teremos consequências desastrosas se continuarmos agindo da forma como fazemos.”

O objetivo da data é levar cada cidadão a perceber sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar um agente de mudança, assumindo uma forma de vida mais consciente.

O biólogo lembra que ações individuais podem causar um impacto positivo no planeta. “O que cada cidadão faz reflete diretamente em consequências ambientais. Se, ao me levantar, opto por abrir a janela em vez de acender a luz, se ao escovar os dentes economizo água, se uso bicicleta para ir ao trabalho, se não desperdiço alimento, certamente sou uma pessoa ativa com o cuidado ao Meio Ambiente. Essa consciência é muito importante, sem falar nos que atuam em projetos e trabalhos voluntários em causas ambientais ou desenvolvem em seus bairros ações coletivas.”

A encíclica do Papa sobre o tema

Um junho do ano passado, por ocasião dessa data comemorativa, o Papa Francisco publicou a encíclica “Laudato Sì”, que ressalta a importância do cuidado com a Casa Comum. O nome da Encíclica foi inspirado na invocação de São Francisco “Louvado sejas, meu Senhor”, que no Cântico das Criaturas recorda que a terra, casa comum, pode se comparar ora a uma irmã, com quem se partilha a existência, ora a uma boa mãe, que acolhe em seus braços.

Francisco vai ao cerne da conversão ecológica, necessária a todos, e lembra que é necessária uma mudança de hábitos e comportamentos.

“É muito nobre assumir o dever de cuidar da criação com pequenas ações diárias, e é maravilhoso que a educação seja capaz de motivar para elas até dar forma a um estilo de vida. A educação na responsabilidade ambiental pode incentivar vários comportamentos que têm incidência direta e importante no cuidado do meio ambiente. (…) Voltar – com base em motivações profundas – a utilizar algo em vez de o desperdiçar rapidamente pode ser um ato de amor que exprime a nossa dignidade. E não se pense que estes esforços são incapazes de mudar o mundo. Estas ações espalham, na sociedade, um bem que frutifica sempre para além do que é possível constatar.”

Godoy também enfatiza a importância de se estar atento com o cuidado com o planeta. “Todo dia deveria ser do Meio Ambiente, a cada dia deveríamos ser motivamos a valorizar nossa vida e tudo o que Deus nos deu, que está à nossa volta. É uma mudança de mentalidade. Devemos respeitar e cuidar da natureza e de todas as formas de vida, em cada uma das nossas ações.”

Meio Ambiente e Tecnologia

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma iniciativa que conta também com as mídias para divulgar este trabalho de conscientização. Segundo o site do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), somente no ano de 2013 houve cerca de 200.000 postagens e mais de 26.000 artigos publicados sobre o tema nesta data. Os vídeos da ONU sobre o meio ambiente foram vistos por mais de 120 milhões de pessoas e no twitter o tema entrou nos Trending Topics em mais de 15 países.

O site da PNUMA incentiva cidadãos comuns a organizar campanhas de limpeza de rua ou desperdício de alimentos, plantios de árvores, reciclagem e campanhas online. Os usuários podem registrar suas iniciativas no próprio site.

Por Canção Nova










Matéria retirada do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANÚNCIO BIDVERTISER 20

ANÚNCIO BIDVERTISER 21

Anúncios AnunciAD 02

Anúncios Clique Banner 04

Anúncios Clique Banner 03

Anuncie no Clique Banner 03

ANÚNCIO BIDVERTISER 22

ANÚNCIO BIDVERTISER 23

Anúncio Imagem Folheados 05

Anúncio Imagem Folheados 08

Anúncio Imagem Folheados12

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS 06

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS 12

PROGRAMA DE AFILIADOS IMAGEM FOLHEADOS 18

ANÚNCIO BIDVERTISER 24

ANÚNCIO BIDVERTISER 25

google.com