Humildade é reconhecer que tudo vem de Deus. Que não somos nada, que nada é superior a Deus. Que tudo que nos acontece pode nos separar do verdadeiro Amor. Deus é tudo e nós não somos nada, isso é humildade!
Persisto em colocar em mim algum valor, persisto em ser "vangloriado" e não consigo nunca, porque sempre vejo o quanto eu sou limitado. Extremamente limitado, em todos os aspectos, mesmo naqueles em que eu acho que faço bem alguma coisa. E o pior é que não reconheço minha limitação ou a extensão dela, e tento ostentar alguma coisa digna de ser admirada. Pura besteira!
Procuro ser reconhecido em alguma coisa... triste engano! Deus nos reconhece, já é feliz por apenas sermos, já nos ama pelo fato de apenas existirmos. Não precisamos do aplauso dos outros! Não precisamos do aval da sociedade dizendo que somos mais um manequim que merece ser exposto. E quem atinge referido posto social também não é feliz, pois sabe não ser amado, mais "estimado" por estar socialmente dentro dos padrões elevados.
Quando nos exaltamos, procuramos algo o qual será para nós fonte de amor e consideração. Quando somos humildes, em qualquer coisa nós conseguimos obter um bom proveito, até mesmo das coisas ruins. Nos aperfeiçoamos cada vez mais, e Deus tem o prazer de ajudar intensamente pessoas assim procedendo.
Também pela humildade alcançamos alento e alegria mesmo em meio a situações humilhantes, sofridas e decadentes. Aprendemos mais e nos fortalecemos, como se criássemos "anticorpos" para todo contratempo e impasse, por total e plena vontade de Deus de Quem procede todas as coisas.
Deus é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, todas as coisas provem Dele, e tudo serve para o glorificar e exultar. Ele é o Rei da Glória! Quem é humilde participa também da Glória do Senhor. Senhor, dá-me abundantemente a humildade de Cristo!
São José, servo humilde do Senhor, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário